segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Trabalho
MINISTERIAL Nº 522, DE 09 DE ABRIL DE 1997, COM A FINALIDADE DE PROMOVER O USO PEDAGÓGICO DAS TECNOLOGIAS APLICADAS Á EDUCAÇÃO NAS ESCOLA PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL OU MÉDIO. ⅔
Em 2007, a Secretária de Educação a distância, no contexto do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE, elaborou revisão do Programa postulando a integração e articulação de três componentes:
1. A instalação de ambientes tecnológicos nas escolas (laborátorios de informatica com computadores, impressoras e outros equipamentos, e acesso à Internet – banda larga).
2. A formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs).
3. A oferta de conteúdos educacionais e recursos educacionais multímidia e digitais, soluções e sistemas de informação disponibiliza dos pela SEED/MEC nos próprios computadores por meio do portal do professor, da TV Escola (TV-DVD), etc.
Continuando sua missão, o Proinfo, em março de 2008, iniciou uma das maiores capacitações no uso das TICs: o Proinfo Integrado.
terça-feira, 17 de novembro de 2009
Porque as mudanças são tão lentas na educação?
Com o mundo em constantes transformações a educação deveria acompanhar as mudanças da sociedade, porém não é isso que acontece e quando acontece e de forma muito lenta. Porque as instituições não se desenvolvem juntamente com a sociedade por possuírem tantas recursos didáticos e tecnológicos, profissionais inteligentes. Pode ser pelos diferentes profissionais que se encontram nestas instituições.
De acordo com José Manuel Moran, nas instituições escolares convivem gestores e professores de perfis pessoais e profissionais bem diferentes, sendo eles os profissionais previsíveis, proativos, acomodados e os com dificuldade maiores.
Os profissionais previsíveis são os que possuem pouca criatividade preferem trabalhar com receitas prontas e tendem a repeti las permanentemente. Os profissionais pro ativos são inovadores, criativos, procuram mudanças, porém por serem muito criticados e incompreendidos acabam se acomodando. os profissionais acomodados são burocráticos que trata a profissão como um emprego, são críticos, culpam o estado, reclamam do salário e são pessimistas. os profissionais com dificuldades maiores são os que passam por problemas pessoais e familiares, ou possuem problema de relacionamento, não sabem trabalhar em grupo.
Levando em consideração as características destes profissionais, a diversidade e as motivações diferentes, a Secretaria de Educação deve apresentar propostas pedagógicas com flexibilidade, incentivando e apoiando de maneira diferente cada tipo de profissional, motivando e orientando, utilizando diferentes estratégias para conseguir alcançar de modo significativo as mudanças na educação. Além de sugerir mudanças profundas e significativas no currículo, na organização do ensino aprendizagem, inserindo as tecnologias em rede, formação continuada criando condições de trabalho, formação econômicas a estes profissionais.
As pequenas mudanças feitas até agora na educação são insuficientes para acompanhar o ritmo acelerado da sociedade em geral. precisando ser aceleradas para que a educação se torne democrática , participativa e mediada por professores e gestores competentes.
A tecnologia na vida e na formação de professores e gestores.
A tecnologia na vida e na formação de professores e gestores.
Nos dias atuais, com a modernidade e o avanço da ciência e da tecnologia, principalmente a informática, a rede de ensino deve incluir a participação seus alunos nas novas tecnologias. Para isso é necessário a formação dos professores e gestores, para realizarem com êxito a educação digital, aprendendo a manusear as ferramentas e máquinas da tecnologia.
A partir do momento que tanto os educadores e os educandos sejam incluídos digitalmente, passarão a ser produtor, criador, compositor, montador, apresentador e difusor de seus próprios produtos, podendo assim intervir no mundo, apresentando suas próprias ideias e se preparando para o competitivo mundo informatizado, e se qualificando para trabalho.
O professor passará a utilizar as tecnologias como recurso pedagógico em suas aulas, utilizando-se de diversos exemplos de como utilizar a informática no dia-a-dia, como a máquina registradora do supermercado, os caixas eletrônicos dos Bancos, o videogame, entre outros.
Para que tudo o que foi falado acima se realize é necessário a nossa formação, e que também sejamos incluídos nesse mundo informatizado. Precisamos sermos persistentes e dedicados neste caminho, pois encontraremos obstáculos, os quais deverão ser superados.
quarta-feira, 11 de novembro de 2009
ORAÇÃO DO EDUCADOR
ORAÇÃO DO EDUCADOR
Tu me chamaste para a grande missão de educar.
Eu respondi ao teu apelo.
Preparei-me cuidadosamente para servir-te´na pessoa do meu educando.
Tu o colocas no meu caminho, faz eu descobrir nele a originalidade de tua palavra criadora.
Reconhecer e respeitar os sinais de tua presença ajudando-o a percorrer seu próprio caminho, sem colocar-lhe limites.
SENHOR dá-me a intuição para perceber as tuas exigências a cada um dos meus educandos.
SENHOR, apoiado na tua graça, assumo a responsabilidade de ser mestre, pelo testemunho e pela palavra.
E não nos deixei cair em tentação, mas livrai-me do mal .