terça-feira, 17 de novembro de 2009

Porque as mudanças são tão lentas na educação?

Porque as mudanças são tão lentas na educação?

Com o mundo em constantes transformações a educação deveria acompanhar as mudanças da sociedade, porém não é isso que acontece e quando acontece e de forma muito lenta. Porque as instituições não se desenvolvem juntamente com a sociedade por possuírem tantas recursos didáticos e tecnológicos, profissionais inteligentes. Pode ser pelos diferentes profissionais que se encontram nestas instituições.
De acordo com José Manuel Moran, nas instituições escolares convivem gestores e professores de perfis pessoais e profissionais bem diferentes, sendo eles os profissionais previsíveis, proativos, acomodados e os com dificuldade maiores.
Os profissionais previsíveis são os que possuem pouca criatividade preferem trabalhar com receitas prontas e tendem a repeti las permanentemente. Os profissionais pro ativos são inovadores, criativos, procuram mudanças, porém por serem muito criticados e incompreendidos acabam se acomodando. os profissionais acomodados são burocráticos que trata a profissão como um emprego, são críticos, culpam o estado, reclamam do salário e são pessimistas. os profissionais com dificuldades maiores são os que passam por problemas pessoais e familiares, ou possuem problema de relacionamento, não sabem trabalhar em grupo.
Levando em consideração as características destes profissionais, a diversidade e as motivações diferentes, a Secretaria de Educação deve apresentar propostas pedagógicas com flexibilidade, incentivando e apoiando de maneira diferente cada tipo de profissional, motivando e orientando, utilizando diferentes estratégias para conseguir alcançar de modo significativo as mudanças na educação. Além de sugerir mudanças profundas e significativas no currículo, na organização do ensino aprendizagem, inserindo as tecnologias em rede, formação continuada criando condições de trabalho, formação econômicas a estes profissionais.
As pequenas mudanças feitas até agora na educação são insuficientes para acompanhar o ritmo acelerado da sociedade em geral. precisando ser aceleradas para que a educação se torne democrática , participativa e mediada por professores e gestores competentes.

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